segunda-feira, 18 de março de 2013

Pele Negra Máscaras Brancas - Frantz Fanon



eles se voltam para dentro de si mesmos - contradição
em buscar a liberdade escondendo-se dela (a liberdade requer um mundo de outros) o racismo força um grupo de pessoas a sair da relacao dialetica entre o eu e o outro, a qual é a base da vida ética, e torna muitas atrocidades passiveis de serem feitas, já que não se trata de uma pessoa.
Zelo sádico
Racismo epistemológico

Espera-se que os negros não tenham sido negros a gim de legitimarem-se como negros.
Caso o negro deseje uma condição pré-moderna, pré-enegrecida, isto requereria uma contradição: um negro que não fosse negro.
O negro é o indígena do mundo moderno - ele não pode ser o que ele é.

----
O negro não é um homem.
devido a uma serie de aberracoes afetivas, ele se estabeleceu no seio de um universo de onde será preciso retira-lo
Liberar o homem de sua própria cor.

O entusiasmo é a arma dos impotentes

Alguns negros querem, custe o que custar, demonstrar aos brancos a riqueza do seu pensamento, a potência respeitável do seu espírito. 27

Pensamos que só uma interpretaçaõ psicanalitica do problema negro pode revelar as anomalias afetivas responsabeis pela estrutura dos complexos.

Epidermização da inferioridade, inicialmente economica

É de bom tom preceder uma obra de psicologia por uma tomada de posição metodológica. Fugiremos à regra. Deixaremos o método para os botânicos e os matemáticos. Existe um ponto em que os métodos se dissolvem. 29


Tentativa de explicacao psicopatologica e filosofica do existir do negro

Todo colonizado toma posição diante da linguagem e da língua: quanto mais assimilar os valores culturais da metrópole, mais o colonizado escapará da sua selva.

A atitude de ruptura nunca salvou ninguem; e se eh vdd q devo me libertar daquele que me sufoca, porque realmente nao posso respirar, fica entendido que, na base fisiologica, torna-se pouco saudável transplantar um elemento psicológico.

A inteligencia nunca salvou ninguem, pois se eh em nome da inteligencia e da filosofia que se proclama a igualdade dos homens, tambem eh em seu nome que muitas vezes se decide seu exterminio.

___________
A mulher de cor e o branco

O amor autentico permanecerá impossível enquanto não eliminarmos esse sentimento de interioridade, ou esta exaltacao adleriana, esta supercompensaçao, que parece ser o indicativo da Weltanschauung negra

Mayotte Capécia ama um branco do qual aceita tudo.
-somos brancos a partir de alguns milhoes

Vemos porque o amor é proibido às Mayottes Capécias de todos os países, mesmo quando se chamam Hayanna Carvalho.

É preciso embranquecer a raça, salvar a raça, para assegurar sua brancura, mais do que preservar a originalidade da porção de mundo onde elas cresceram.

Se um negro reivindica tanto sua cor, é porque ressente uma maldição. Os brancos não reivindicam a própria cor...

O problema eh saber se eh possivel ao negro superar seu sentimento de inferioridade, expulsar de sua vida o caráter compulsivo, tao semelhante ao comportamento fóbico. No negro existe uma exacerbacao afetiva, uma raiva em se sentir pequeno, uma incapacidade de qualquer comunhao que o confina em um isolamento intoleravel

Inibicao do ego


A necessidade de gesticulação exagerada, o gosto pela ostentacao ridicula, as atitudes calculadas, teatrais, repugnantes, sao sinais de uma mesma mania de grandeza; elas precisam de um homem branco, todo branco, e nada mais do que isso.

Tentativa de aquisicao por interiorizacao de valres  originalmente proibidos: eretismo afetivo.

Angústias psicóticas: impressao infernal de nao ser estimado humanamente, de que jamais conseguirua ser reconhecido como um colega ou doutor - intuiçao delirante
Vingança da imago que o tinha obsecado: o preto apavorado e humilhado diante de um senhor branco.

Um comentário: